segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Uma Esperança


Em fins de 1968, o Centro Industrial de Aratu, representava uma grande esperança para a Bahia. Embora poucas indústrias estivessem produzindo, muitas estavam em fase adiantada de construção, algumas em começo e boa parte em projeto. Mas a movimentação foi suficiente para inspirar, simultaneamente, a alguns rotarianos, a idéia de ali organizar um clube. Foram eles o então Governador ROSALVO TORRES, o ex-governador EDGAR GODINHO e o saudoso companheiro AYRTON PRETTO.
Os estudos sobre o território mostraram a necessidade do R.C. Salvador Itapagipe, ceder uma parte dos seus domínios. Seria o padrinho natural da nova organização. Entretanto, o Itapagipe vinha de completar o seu primeiro ano e precisava de parceiro para a grande obra. E tal parceiro veio a ser o R.C. Bahia - Norte, padrinho do Itapagipe e a cujos quadros pertenciam Rosalvo, Godinho e Ayrton. Como este último optou pelo ingresso no futuro R.C. Aratu, Rosalvo nomeou como seus representantes os companheiros Godinho e MÁRIO BESTETI, então presidente do Itapagipe. Os dois representantes apresentaram seu relatório referente ao estudo de expansão, logo aprovado pelo governador, em 14.02.1969.
Enquanto isso, Ayrton, com seu dinamismo característico, fazia um levantamento das pessoas que seriam convocadas. E com o auxílio de JAYME MAGALHÃES, do Bahia - Norte, estabelecia contatos, promovia entrevistas e esclarecia a cada um o que se pretendia. O trabalho de Ayrton culminou com a memorável reunião de 26 de Fevereiro de 1969, no Clube Cajazeira, quando os convidados tiveram os seus esclarecimentos completados pôr Ayrton, Godinho e Rosalvo. Foi então, organizado oficialmente o Clube e escolhido o Conselho Diretor.
A 12 de Março, completava-se a documentação, e na mesma data, era ela remetida ao R.I.. O Clube foi admitido oficialmente em Rotary, no dia 23 de Março de 1969, com 28 sócios fundadores.
As primeiras reuniões foram realizadas na Casa D'Itália, às quartas-feiras, às 20:00 horas.
Quando Rosalvo entregou a Carta Constitutiva ao Clube, qualificou-o como "CLUBE DA ESPERANÇA".
No dia 15 de julho de 2004, o Rotary Internacional aprova a mudança do nome do clube para ROTARY CLUB SIMÕES FILHO – ARATU.

Nenhum comentário: